Sistemas e Tecnologias da Informação

Palavra dos docentes sobre as disciplinas

"Uma das grandes missões da Universidade Atlântica é produzir conhecimento, de preferência, com valor económico. Na disciplina de Metodologias de Investigação I, os alunos de STI podem ficar a conhecer os diversos métodos e técnicas de investigação cientifica que proporcionam a geração desse conhecimento. Depois de fazer esta cadeira, a sua perspectiva sobre o modo de se fazer ciência será, indubitavelmente, mais clara!"

Professor António Aguiar

"Todas as acções e criações humanas criam novas realidades sociais e políticas. Compreender a interacção das tecnologias que criamos e usamos com o mundo em que vivemos é dar passos largos na maturidade dos profissionais e cidadãos que formamos. Esse é o desafio da cadeira de Aspectos Sociais e Profissionais das TIC."

Professor Artur Alves

"Os sistemas de informação abrangem um conjunto de conceitos e dimensões relativas à forma como são criados e utilizados. Na UC Fundamentos de Sistemas de Informação procuramos compreender, no âmbito da gestão do ciclo de vida dos SI, os aspectos e elementos críticos do seu planeamento, análise, design, implementação e operação, e o respectivo impacto em termos de competitividade, eficiência, eficácia e criação de benefícios para as organizações."

Professor Carlos Pinto

"A UC Tópicos Avançados em Gestão de Informação e Base de Dados forma os alunos em aspectos avançados dessas duas componentes, nomeadamente relacionados com os sistemas distribuídos de base de dados e orientados a objectos, processamento de transacções, segurança e business intelligence. É uma disciplina fundamental no currículo de qualquer profissional da área de Informática".

Professora Elizabeth Carvalho

"A unidade curricular Gestão Empresarial e Economia pretende dar aos alunos uma visão global do funcionamento da gestão de uma organização numa economia aberta".

Professor José Marçal

"Se você pensa que a Web Semântica é apenas uma visão e que a Web 2.0 é somente a participação ativa do utilizador, então você precisa frequentar a unidade curricular Seminário de Sistemas e Tecnologias da Informação I".

Professor Marcirio Chaves

"A disciplina de Integração de Sistemas e Tecnologias dedica-se ao estudo de técnicas e tecnologias Enterprise-grade para ligar vários sistemas entre si. No fim da disciplina, o aluno está apto a analisar um problema de integração de sistemas, definir uma solução e implementá-la usando ferramentas para o efeito. Os conteúdos, técnicas e tecnologias leccionadas nesta disciplina foram pensados e organizados de modo a poderem ser aplicados imediatamente no ambiente profissional de cada aluno."

Professor Luís Ribeiro

"Na disciplina Segurança de Sistemas e Tecnologias de Informação pretende-se introduzir os conceitos fundamentais da segurança da informação assim como a necessidade de preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade. Serão analisadas falhas e ataques a diversas tecnologias e os objectivos de mitigação desses riscos através mecanismos compensatórios de segurança.

Professor Sérgio Nunes