Licenciatura em Gestão de Sistemas e Computação

Palavra dos docentes sobre algumas disciplinas

"No decurso da disciplina de Laboratório de GSC Aplicado, irá desenvolver o mais importante dos trabalhos que realizará durante o seu curso. Falo da sua dissertação. Na verdade, depois de conhecer o processo de investigação científica, os investigadores do DCTIC e a enorme gama de TICs, está em boas condições para realizar este trabalho, que, normalmente, dá o direito à obtenção do seu desejado grau académico."

Professor António Aguiar

"A Computação Gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas. O objetivo desta disciplina é o de introduzir programação com elementos de Computação Gráfica para Síntese de Imagens Realistas. Utiliza-se o motor de jogo Unity 3D de maneira a que o aluno tenha contato com uma ferramenta atual e utilizada em aplicações profissionais. Ao final do curso, espera-se que haja uma boa percepção de como filmes, jogos, interfaces e animações em geral são produzidas e programadas."

Professora Elizabeth Carvalho

"Na disciplina Segurança e Auditoria Informática pretende-se introduzir os conceitos fundamentais da segurança dos sistemas de informação assim como a necessidade de preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Serão analisadas falhas e ataques a diversas tecnologias e os objectivos de mitigação desses riscos através mecanismos compensatórios de segurança. Serão também introduzidos os conceitos fundamentais de auditoria informática assim como as frameworks de risco, compliance e segurança que permitem avaliar as tecnologias de informação do ponto de vista do auditor."

Professor Sérgio Nunes

"As organizações são constituídas por recursos humanos, financeiros e materiais, que devem ser geridos pelo homem com eficiência e com eficácia. A disciplina de Teoria da Gestão procura fomentar o estudo das várias teorias da gestão com o intuito de analisar os comportamentos organizacionais e o modo como se delimita e avalia o desempenho das organizações. Os alunos terão a oportunidade de estudar as várias teorias da gestão, desde a gestão científica, que se baseou no conceito de homem económico, até às novas abordagens da gestão com a concepção do homem digital, aquele cujas transacções com o seu ambiente são efectuadas predominantemente por intermédio dos vários dispositivos digitais".

Professor José Marçal

"Na disciplina de Sistemas de Informação para a Gestão pretende-se refletir e analisar atividades de planeamento, de projeto, de desenvolvimento e de implementação de Sistemas de Informação, com particular ênfase nas componentes funcionais e de dados das organizações, tendo como referência o modelo do Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Pretende-se analisar, especificamente, com recurso a casos, a implementação e a relação entre algumas tecnologias de Suporte à Gestão e à Tomada de Decisão (DataWarehouse, DataMarts, Sistemas Operacionais, Gestão Documental).”

Professor Carlos Pinto

"A disciplina de Arquitetura de Computadores permite ao aluno desenvolver o seu raciocínio lógico e aplicar os conceitos de computação adquiridos nas aulas à programação dos componentes básicos de um computador. No fim da disciplina, o aluno terá uma plena compreensão cabal sobre o funcionamento interno de um computador."

Professor Marcirio Chaves

"A disciplina de Distribuição e Integração de Sistemas dedica-se ao estudo de técnicas e tecnologias Enterprise-grade para ligar vários sistemas entre si. No fim da disciplina, o aluno está apto a analisar um problema de integração de sistemas, definir uma solução e implementá-la usando ferramentas para o efeito. Os conteúdos, técnicas e tecnologias leccionadas nesta disciplina foram pensados e organizados de modo a poderem ser aplicados imediatamente no ambiente profissional de cada aluno."

Professor Luís Ribeiro

"Computação Móvel é o termo genérico utilizado para descrever a capacidade de utilizar tecnologia, normalmente baseada em pequenos dispositivos móveis, nomeadamente smart phones, tablets, ultra portáteis, com capacidade de ligação a redes (Wifi, 3G, 4G, outras) que disponibilizam acesso a serviços e aplicações aos seus utilizadores. No curso de Computação Móvel adoptamos uma abordagem prática baseada em estudos de caso e sessões tutoriais, em que são analisadas e desenvolvidas aplicações para as principais plataformas móveis da actualidade, nomeadamente Windows Phone, iPhone, iPad e Android. As sessões abordam todo o ciclo de desenvolvimento de um negócio, serviço ou aplicação.

Uma parte do futuro passa pelos dispositivos móveis. Vem por em prática as tuas ideias…"

Professor Joaquim Canhoto

Para saber mais sobre a licenciatura em GSC clique aqui