Gestão de Sistemas e Computação

Palavra dos docentes sobre algumas disciplinas

"No decurso da disciplina de Laboratório de GSC Aplicado, irá desenvolver o mais importante dos trabalhos que realizará durante o seu curso. Falo da sua dissertação. Na verdade, depois de conhecer o processo de investigação científica, os investigadores do DCTIC e a enorme gama de TICs, está em boas condições para realizar este trabalho, que, normalmente, dá o direito à obtenção do seu desejado grau académico."

Professor António Aguiar

"A Computação Gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas. O objetivo desta disciplina é o de introduzir programação com elementos de Computação Gráfica para Síntese de Imagens Realistas. Utiliza-se o motor de jogo Unity 3D de maneira a que o aluno tenha contato com uma ferramenta atual e utilizada em aplicações profissionais. Ao final do curso, espera-se que haja uma boa percepção de como filmes, jogos, interfaces e animações em geral são produzidas e programadas."

Professora Elizabeth Carvalho

"Na disciplina Segurança e Auditoria Informática pretende-se introduzir os conceitos fundamentais da segurança dos sistemas de informação assim como a necessidade de preservar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação. Serão analisadas falhas e ataques a diversas tecnologias e os objectivos de mitigação desses riscos através mecanismos compensatórios de segurança. Serão também introduzidos os conceitos fundamentais de auditoria informática assim como as frameworks de risco, compliance e segurança que permitem avaliar as tecnologias de informação do ponto de vista do auditor."

Professor Sérgio Nunes

"As organizações são constituídas por recursos humanos, financeiros e materiais, que devem ser geridos pelo homem com eficiência e com eficácia. A disciplina de Teoria da Gestão procura fomentar o estudo das várias teorias da gestão com o intuito de analisar os comportamentos organizacionais e o modo como se delimita e avalia o desempenho das organizações. Os alunos terão a oportunidade de estudar as várias teorias da gestão, desde a gestão científica, que se baseou no conceito de homem económico, até às novas abordagens da gestão com a concepção do homem digital, aquele cujas transacções com o seu ambiente são efectuadas predominantemente por intermédio dos vários dispositivos digitais".

Professor José Marçal

"Na disciplina de Sistemas de Informação para a Gestão pretende-se refletir e analisar atividades de planeamento, de projeto, de desenvolvimento e de implementação de Sistemas de Informação, com particular ênfase nas componentes funcionais e de dados das organizações, tendo como referência o modelo do Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas de Informação. Pretende-se analisar, especificamente, com recurso a casos, a implementação e a relação entre algumas tecnologias de Suporte à Gestão e à Tomada de Decisão (DataWarehouse, DataMarts, Sistemas Operacionais, Gestão Documental).”

Professor Carlos Pinto

"A disciplina de Arquitetura de Computadores permite ao aluno desenvolver o seu raciocínio lógico e aplicar os conceitos de computação adquiridos nas aulas à programação dos componentes básicos de um computador. No fim da disciplina, o aluno terá uma plena compreensão cabal sobre o funcionamento interno de um computador."

Professor Marcirio Chaves

"A disciplina de Distribuição e Integração de Sistemas dedica-se ao estudo de técnicas e tecnologias Enterprise-grade para ligar vários sistemas entre si. No fim da disciplina, o aluno está apto a analisar um problema de integração de sistemas, definir uma solução e implementá-la usando ferramentas para o efeito. Os conteúdos, técnicas e tecnologias leccionadas nesta disciplina foram pensados e organizados de modo a poderem ser aplicados imediatamente no ambiente profissional de cada aluno."

Professor Luís Ribeiro

Para saber mais sobre a licenciatura em GSC clique aqui